quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Papel reciclado no seu dia-a-dia

Já parou para pensar na quantidade de papel que passa na sua mão diariamente? Quantos você joga fora? Quantos você reaproveita? Quantos você separa para reciclagem? Já tentou fazer papel reciclado em casa?


Reunimos algumas dicas que podem ajudar você a colaborar com o meio ambiente, basta saber o que fazer com os papéis que recebe ou manuseia ao longo de um dia.


1) Papel é mesmo necessário?
A primeira dica é um chamado à reflexão: será que todo papel que você usa é mesmo necessário? Será que precisa realmente imprimir aquele e-mail? Por que não anotar aquela informação da internet em um papel de rascunho que já tenha sido usado? Da próxima vez que pensar em utilizar um papel novo, pense se não há outra opção e economize papel.


2) Reutilizar é a palavra de ordem.
Não teve jeito, teve que imprimir? Reaproveite folhas antigas de impressão ou utilize papéis de rascunho; sempre utilize frente e verso. Guarde os papéis que não foram totalmente utilizados e faça com eles bloquinhos de anotação que podem ficar ao lado do telefone, por exemplo. Jogar no lixo, só em último caso.


3) Depois de reutilizar, reciclar.
Quando não houver nenhuma maneira de reaproveitar o papel, separe-o corretamente em um ambiente limpo e seco e entre em contato com a empresa que coleta o lixo na sua cidade para saber qual o itinerário da coleta seletiva. Em muitos casos, existem cooperativas de catadores de papel que podem buscar o material na sua casa. Informe-se também sobre pontos de coleta de papel em escolas públicas ou associações do seu bairro.


4) Aventure-se: reciclagem em casa.
Para quem tiver tempo, uma boa dica é também tentar realizar em casa a reciclagem artesanal do papel usado. Selecionamos um vídeo muito bacana que foi por crianças do Projeto Clicar, de São Paulo.



E para saber mais, visite esses links:
Recicle-se.com!

Nenhum comentário:

Postar um comentário