quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Recicle-se no verão!



Que tal aproveitar a estação do calor para atitudes pró-reciclagem?


Todo dia é dia de se preocupar com a seleção de lixo, mas no verão, especialmente quando saímos de férias, acabamos nos esquecendo desses pequenos cuidados. É importante lembrar que as chuvas, muito comuns nesta época do ano, causam alagamentos que poderiam ser evitados se os bueiros e as redes pluviais não estivesse entupidos com tanto lixo que é indevidamente despejado em lixões ou na própria natureza.


Ao separar o seu lixo você colabora para que o processo de reciclagem seja realizado, evitando o desperdício de materiais que podem vir a ser reaproveitados para a fabricação de novos produtos e diminuindo os gastos com matéria-prima virgem. Essa sequência de fatores colabora para a sobrevivência do meio-ambiente.


O site Planeta Sustentável tem um interessante Manual da Reciclagem que vamos reproduzir aqui em partes. As dicas são úteis e podem ser colocadas em prática agora mesmo:



VALE A PENA FAZER

  • Separar o lixo seco de todos os restos orgânicos: um copo sujo de cafezinho pode inutilizar quilos de papel limpo- e reciclável.
  • Lavar as embalagens para retirar os resíduos dos alimentos e dos produtos de higiene e limpeza.

NÃO VALE A PENA FAZER

  • Amassar latas e garrafas PET ou desmontar as embalagens longa-vida. São medidas que não encurtam em nada o processo de reciclagem.
  • Separar o lixo seco por tipo de material. As empresas e cooperativas farão uma nova triagem, estando o lixo organizado ou não.



Leia também o texto Comece a reciclar, que apresenta dados sobre a reciclagem no Brasil. 


Agora é só arregaçar as mangas e começar a colaborar para que nossas praias, ruas e praças fiquem cada vez mais limpas e para que a natureza seja menos prejudicada pelos nossos detritos de consumo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário